Este curso aborda duas importantes doutrinas cristãs. A primeira diz respeito à Bíblia, ida pela comunidade cristã como sua única regra de fé e conduta para a vida – assim, muito há que depende da confirmação da autoridade bíblica, bem como da fidedignidade de suas palavras. A segunda refere-se à Igreja, instituição ordenada por Deus para Sua glória, propagação da vida espiritual abundante em Cristo, e expansão do Reino de Deus na terra.

A matéria Relacionamento Cristão utiliza-se de abordagem e ênfase incomparáveis. Entretanto, caso esteja procurando por um retrospecto histórico da questão ou uma abordagem puramente psicológica, certamente você ficará decepcionado. Se, porém, você estiver à busca de um curso desenvolvido segundo o modelo bíblico e que seja psicologicamente válido, provavelmente, sua expectativa será atendida.


Matéria dedicada a explicar e comentar o diálogo atual entre a Teologia e a Ciência, concluindo que o modo como estas atividades do pensamento relacionam-se atualmente é indesejável. Em muitas passagens, os autores apontam não apenas as falhas deste relacionamento, mas também os equívocos cometidos pelos teólogos na composição do pensamento teológico contemporâneo. A fala contida neste Manual constitui-se em um exercício crítico, reflexivo, que de tão intenso leva o estudante ao aprimoramento de sua argumentação apologética. Isto pode ser notado pela maneira como os capítulos são estruturados e os assuntos são divididos entre as unidades.

Muita gente tem medo desta matéria – mas não há razão para ser assim. Você vai ver com que simplicidade o autor Joseph L. Castleberry, e com que graça os professores José Roberto e Agnaldo Betti, conduzirão a sua experiência pelo maravilhoso mundo do idioma original do Novo Testamento. Enquanto alguns estudantes se intimidam, e até desprezam, o estudo das línguas em que foram compostas as Escrituras, homens como estes se esforçam para mostrar o quanto é importante (e surpreendentemente fácil) conhecer os textos originais. Evitando os preciosismos que dificultam o aprendizado, esta matéria descortina novas possibilidades para a interpretação bíblica e também para a edificação pessoal de qualquer pessoa que se interessar pelo conhecimento das línguas originais. Estude o koinē e veja as páginas do Novo Testamento ganharem significados completos e vivos diante dos seus olhos

Esta matéria é dedicada ao estudo do sistema teológico e suas formulações. Aqui, serão considerados os valores espirituais elementares e os parâmetros intelectuais válidos para o labor teológico saudável.